quinta-feira, 19 de junho de 2008

O uso de simuladores no processo de aprendizagem

Simuladores são textos eletrônicos, mapas conceituais, animações interativas que buscam explorar o lúdico os conhecimentos prévios do aprendiz e sua experiência pessoal com o material pedagógico. São nada menos que animações feitas em programas de computadores que "simulam" fenômenos que ocorrem na natureza, voltados para facilitar o entendimento desses eventos explicados pelo professor e "comprovados" apartir de cálculos matemáticos.

Na minha área (ciências naturais), direi que é muito interessante o uso de simuladores para a exemplificação e compreenção do que pode ser explorado na educação, desde que haja condições favoráveis para trabalhar com os alunos. Das pesquisas que fiz em sites com modelos exemplificativos, percebí pouca capacidade de manipulação dos resultados, grande deficiência no aspecto auditivo (audio), assim como, o manuseio das etapas deixa a desejar ao executar o experimento.


Ao analisarmos a situação com que se encontra a educação no país, diria que o uso de simuladores como novo instrumento instigador de aprendizagem, se limita à uma pequena parcela da população que tem acesso a computador e/ou sabe manipular o mesmo. E a escola publica que mau funciona um quadro com giz, onde se encaixa nessa história? e as milhares de escolas espalhadas pelo país com supostos educadores sem qualificação adequada para lidar com os problemas atuais? é importante pensarmos em estratégias para melhorar a qualidade da aprendizagem nas escolas, mas também, fazer uma análise real da situação em que se encontra a mesma. É um tanto irônico o que irei afirmar mas, se o professor disponibilizar do seu salário com interesse no gozo de um computador particular, é provável que no final do mês ele pegará o "rango" na casa da sogra, se ainda suporta-la.

Na faculdade, todo o semestre, ouço em algum momento alguém comentar que devemos mudar nossa forma de trbaahar com os alunos, que devemos nos superar ao modelo tradicional de construir conhecimento, que nós como futuros educadores devemos trabalhar de forma em que poderíamos ser algo além de grandes transmissores de informações, no entanto, estou farto de professores tradicionais que nos induz a mudar mas não se evolui. Talvéz seje uma forma de incentivo para que não possamos ser como profissionais que eles estão sendo para nós. Distorcí um pouco para comentar o quanto o uso de simuladores é importante na manipulação de práticas em laboratório, substituindo ou aprimorando as técnicas de se transmitir as informações que muitas vezes é passada pelo professor de caratér tradicional, simplesmente como uma cópia de algo imutável, encontrado num livro ou coisa do tipo. As TICs trarão ótimas estratégias que poderam ser exploradas no sentido de instigar o interesse dos alunos para a busca de respostas de algo indefinido, quebrando o absolutismo da verdade muitas vezes impregnada na mente de profissionais que se mumifica num método de ensino ultrapassado.

simuladores -segue o link acima.

Um comentário:

Bonilla disse...

gostei da análise Jackson
Parabéns!