quinta-feira, 13 de março de 2008

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

O que vem se descutindo muito atualmente, é a forma em que se encontra a educação em um modo geral.
Para suprir as necessidades impostas pelo mundo contemporâneo, o sistema educacional vem enfrentando grandes dificuldades para se adequar à tecnologias. Surge assim, a preocupação em inserir essas tecnologias nas escolas de forma em que a assimilação do conhecimento torne algo primordial. O que se discute também, é a qualificação dos professores para obter o domínio e o direcionamento nas formas de condução do conhecimento usando tais tecnologias.
Sem dúvida a inserção de meios tecnológicos no setor educacional é a melhor forma de disseminação das informações para se obter o conhecimento. O que esperamos é mais seriedade e compromisso por parte do poder público para investir esses recursos nas escolas públicas.
Deve haver tanto o compromisso por parte do poder público, como qualificação no currículo escolar, na pedagogia de ensino, para que essas mudanças ocorram de forma progressiva e satisfatória no que diz respeito a construção do conhecimento.

2 comentários:

Matemágico - Eu sou a lenda disse...

O problema é que o poder público investe muito pouco. É preciso que nós todos possamos nos mobilizar para pressionar por melhoras reais na educação.

Rutinaldo C. disse...

Jackson,
O problema da Educação no Brasil é complexo. Isto porque está intimamente ligado a aspectos econômicos e sociais. Ainda, pena pela falta de seriedade nos diversos estamentos onde este assunto tramita.
A postura do atual Presidente da República ao assumir o cargo, tão breve ter sido eleito em seu primeiro mandato foi vangloria-se em público _ o que é pior _ por não ter necessitado de de nenhuma Universidade para atingir tamanho status. Notou-se apartir daí, qual seria a relação dos governantes com a Educação brasileira. Essa é pois, a cultura que temos. A miséria e a saúde sobressai-se ofuscando a Educação, principalmente o Ensino Superior, que, sabe-se, não atrai votos pela sua ínfima parcela que representa sobre a população total. O problema econômico, junta-se à cultura que temos de basiearmos sempre em nações mais miseráveis, e gera um beco sem aparente saída.
Tal saída obnubla-se ainda mais quando se vê a falta de compromisso, que parte desde o aluno, passando por toda a cadeia educativa e administrativa desse setor. Os frutos dos parcos recursos destinadas à educação, sofre escoriações por parte até dos professores: A criança não vê o computador de sua escola, mas professores, diretores o vê em seu momentos de lazer ou trabalho estra. Trabalho extra sim, porque salário de professor o deixa em um bom patamar na sociedade quando afirma que "dá aula porque gosta" (lado fraternal) pois múltiplas opções são mais recompensadas financeiramente. A situação é entristecedora. E nota-se a euforia geral sempre que é anunciado umas verbinhas: Compromissados com a Educação e o consequente desenvolvimento de nosso país? Difícil de crer.
Esses aspectos, os socioeconômicos, formam pois, a barreira "instransponível" que amedronta desde de pensadores anônimos a especialistas, haja vista a controversa complexidade do tema "Educação" em nosso país. (RTC)